Março 2017

Neste artigo vamos falar sobre que é o Mindful Eating e sete hábitos para te alimentares de forma mais consciente. Quem já se deu conta de que muitas vezes projeta emoções na alimentação? E que isso o pode levar a momentos de alimentação compulsiva e inconsciente? Mindful eating é o termo utilizado quando queremos falar sobre alimentação com consciência, com atenção plena ao que temos no nosso prato. A alimentação é muito mais do que aliviar a sensação de fome. Muito mais do que aliviar a sensação de tristeza ou dor. Antes de mais, serve para nutrir o nosso organismo. O seu objetivo principal é dar ao nosso corpo aquilo que ele necessita. Leia bem, aquilo que ele necessita! Não aquilo que ele pede, porque muitas vezes achamos que o nosso organismo pede coisas e que por isso lhe devemos fazer a vontade, e nem sempre é assim! “Estou mesmo a precisar de um doce!” – Quantas vezes já pensou isto? E será que precisava mesmo? Acha mesmo que as suas células estão a pedir açúcar para funcionar? Ou será que é o seu cérebro a pedir consolos emocionais? É importante saber controlar a busca de compensação emocional na alimentação. É preciso encontrar mecanismos que nos façam saber gerir a nossa inteligência emocional de forma a não a projetar nos alimentos e para isso temos de ter consciência, muita consciência, no ato da alimentação. 1- Comer lentamente – O primeiro, e talvez o mais importante hábito a ser modificado é a velocidade com que se alimenta. Leve tempo para se alimentar, saboreie a comida com calma. Desta forma, dará tempo suficiente ao seu cérebro para reconhecer que já está cheio e que não necessita de mais comida. 2- Aprenda a reconhecer quando está realmente com fome – Muitas vezes olhar para um bolo no café achamos que de repente ficamos com fome. Será que ficamos? Aprenda a entender quando está de facto com fome. Lembre-se que é importante alimentar-se mesmo antes de “estar a morrer de fome”, por isso oiça o seu corpo e responda às suas reais necessidades que lhe serão alertadas de formas individuais. Aprenda a reconhecer os seus sinais pessoais de fome. 3- Desenvolva ambientes saudáveis de refeição – Quem já almoçou com uma mão no volante e a outra dividida entre as mudanças e uma sandes? Muitas vezes o stress do dia-a-dia leva-nos a não termos tempo para nos sentarmos e apreciarmos o tempo

Vais de férias para a neve e não sabes como vais fazer com a tua alimentação? Ficas com algumas dicas sobre como podes fazer uma Alimentação Saudável na Neve! Estamos na altura das incríveis semanas, passadas em família ou com amigos, desde Andorra à Serra Nevada, dos Alpes Franceses ou até aos destinos mais longínquos como as generosas montanhas dos Estados Unidos, as estâncias estão cheias de esquiadores iniciantes, que entre uma ou outra espargata tentam encontrar o equilíbrio em cima dos esquis. Ou de riders experientes que passam a 100 km/h e salpicam neve naqueles, que como eu, passam o dia de rabo no chão! São das férias mais completas, pois pode-se passar tempo de qualidade com a família e amigos, e ao mesmo tempo ainda se apanham uns raios de sol, ar fresco na Natureza e pratica-se muita atividade física. Por esta última, a importância de manter uma alimentação adequada torna-se imprescindível para estas semanas. A atividade física praticada na neve tem exigências especiais por parte do nosso organismo devido a vários fatores como a altitude em que são praticados os desportos de neve, a temperatura, a exposição solar, e o esforço físico do organismo por parte do sistema muscular, das articulações, sistema respiratório e sistema cardiovascular, o que leva a uma necessidade maior de hidratação e energia. Para além da alimentação adequada a ter durante o dia nas pistas (onde o almoço está incluído), também se deve manter uma alimentação adequada fora das pistas: tanto ao pequeno-almoço como ao jantar, pois são momentos que garantem o aporte de energias necessárias para os dias passados a praticar desporto. Muitas vezes estas refeições já vêm incluídas na estadia e por isso, devido à impossibilidade de confecionar os seus próprios pratos, podem ser cometidos alguns erros. Assim, deixo aqui algumas dicas que o vão ajudar a manter uma alimentação saudável e adequada para suas férias na neve, de forma a tirar o melhor proveito do seu dia na pista: - Hidrate-se! - Este é um ponto muito importante. Beba muita água, a desidratação pode ser um fator de risco para acidentes e consequentes lesões na neve. Não dando jeito levar uma água consigo na mão, opte por andar com uma mochila com uma garrafa de água ou então tenha o hábito de ir parando nos cafés/restaurantes ao longo das pistas para se manter hidratado. Os chás quentinhos também são uma boa opção nesta altura. Mas cuidado, não opte

Booooom dia e bom fim-de-semana a todos! O meu fim-de-semana começou com estas panquecas com farinha de grão e banana! Super deliciosas. Todos os dias quando abro o meu instagram vejo mil e uma receitas de panquecas ótimas que me fazem espumar da boca e morrer de inveja das meninas que estão em Portugal e que tem acesso a produtos todos-mega-fancy para fazer aquelas panquecas! Como aqui em Moçambique não existem esses produtos limito-me a não poder elaborar receitas todas-mega-fancy!!! ACHAVA EU

O que é e como acelerar o metabolismo? Encontra a reposta a estas questões neste artigo! O que é o Metabolismo? O metabolismo é o termo usado para designar todas reações químicas que acontecem às substâncias no interior do nosso organismo. Existem dois tipos de reações:  as de degradação (catabolismo) e as de construção (anabolismo) de moléculas. Estas reações são reguladas por enzimas, que trabalham consoante as necessidades do organismo humano e do ambiente em que este está inserido. São importantes para o crescimento, manutenção e regeneração dos tecidos e órgãos do corpo. Por isso, o metabolismo é essencial para o equilíbrio do nosso organismo. Pode-se dar a degradação de moléculas mais complexas em moléculas simples (reações catabólicas), por exemplo quando se transforma gordura em energia ou quando há necessidade de destruir tecido muscular para obter energia. Por outro lado, podem-se produzir novas substâncias quando há necessidade de serem construídas novas estruturas (reações anabólicas) como a formação de músculos a partir das substâncias provenientes da nossa alimentação. Nas reações catabólicas dá-se a libertação de energia enquanto nas reações anabólicas dá-se o consumo de energia: O metabolismo difere de pessoa para pessoa e depende de vários fatores como a idade, o sexo, o peso, o ambiente, a alimentação e a atividade física diária. Posto isto há pessoas que conseguem gastar ou consumir mais ou menos energia e por isso é que há quem tenha um metabolismo mais ou menos “acelerado”. Quando o metabolismo é “acelerado” significa que o organismo tem uma “maior” capacidade de utilizar as moléculas armazenadas para obter energia e por isso há um maior gasto energético do que em organismos que têm um metabolismo mais “lento”. Deve estimular o seu metabolismo para que o seu organismo tenha a capacidade de gastar mais energia para as suas atividades diárias (metabolismo "acelarado"), o que desta forma ,ajudá-lo-á a atingir um peso saudável adequado pois irá "queimar mais calorias". De que forma pode estimular o metabolismo? - Praticando atividade física diariamente e não estar mais de uma hora sentado como está indicado no artigo "20 regras para seres mais saudável

Quando vamos ao supermercado, como podes saber se o que estás a comprar é saudável e adequado a ti? Fazendo a correta leitura do rótulo! Mas, como ler o rótulo dos alimento? Vamos ver quais os 10 passos para aprender! Esté é um tema, que felizmente acredito ser importante para os dias de hoje, em que podemos observar que há cada vez mais pessoas curiosas e interessadas em seguir um estilo de Vida Saudável. Desta forma, torna-se necessário a interpretação correta daquele que é o “Cartão de Cidadão” dos produtos alimentares que adquirimos. “Devo comprar a embalagem azul ou a amarela?”, “A marca mais saudável é a y ou a x?” Saber responder a estas questões sozinho, será mais um passo no caminho da aquisição de um estilo de vida saudável, com uma alimentação feita em escolhas inteligentes. Por isso, apresento 10 passos para que, quando vá ao Supermercado, saiba analisar os alimentos que vai comprar e consumir: 1-Prazo de Validade: Em primeiro lugar deve sempre verificar o prazo de validade de um produto. É a primeira indicação da qualidade do produto que está a adquirir. 2- Lista de ingredientes: Em relação à lista de ingredientes deve saber que esta está apresentada por ordem decrescente, isto é, apresenta os alimentos que tem em maior quantidade para os que tem em menor quantidade. E por isso, o que tem a fazer nestas alturas? Claro! Deve evitar levar aqueles cujos primeiros ingredientes sejam Sal, Gorduras (Óleos) ou Açucares (glicose, galactose, sacarose, maltose, lactose, frutose, dextrose, xarope de açúcar invertido). 3- Porção: A Tabela Nutricional normalmente apresenta sempre os valores nutricionais em 100 g de produto e numa dada porção, que é quantidade média do alimento normalmente consumida. Quando faz comparações entre produtos lembre-se de verificar sempre na mesma quantidade, uma vez que todos apresentam os valores por 100 g, faça a comparação sempre nesta parte da tabela. 4- Valor Diário Recomendado: Verifique a percentagem que uma porção tem de Valor Diário Recomendado de nutrientes, que tem a sigla de VD % ou DR%. Esta percentagem é baseada no valor diário recomendado para um plano alimentar de um adulto normal (2000 kcal). Lembre-se que cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes e que por isso há quem necessite de mais ou menos nutrientes, consoante o seu estado nutricional. 5- Valor Energético: O valor energético é importante. Pode verificar entre dois alimentos, qual é que confere mais quilocalorias por 100 g. Contudo, há valores nutricionais bem mais importantes a