Agosto 2017

Hoje trago mais uma receita de Brigadeiros Saudáveis  bastante versátil. Isto porque pode ser apresentada como um “Snack pré-treino” pela sua densidade energética, como uma em substituição dos típicos brigadeiros que encontramos sempre nas festas e jantares entre amigos e família, ou ainda pode ser um docinho para aqueles dias chatos em que estamos enfiados em casa e ficamos com uma vontade enorme de “comer coisas doces”. Estes brigadeiros são uma boa fonte de energia, ricos em fibras, anti-oxidantes, vitaminas e minerais provenientes dos super alimentos que contêm. Ora vejamos: Ingredientes 16 tâmaras 4 colheres de sopa de flocos de aveia integrais 12 amêndoas 1 colher de sopa de sumo de limão 3 colheres de sopa de coco ralado Propriedades Tâmara - muito rica em fibra, vitaminas e minerais benéficos para a saúde e o seu elevado teor de açúcar pode servir de adoçante natural a várias receitas, como é caso das bolinhas energéticas. Aveia - excelente fonte de energia por ser um hidrato de carbono complexo e que faça uma libertação prolongada de energia. Amêndoa – um dos frutos secos mais saudáveis, rico em anti-oxidantes, proteínas e fibra. Limão – poderoso anti-oxidante e rico em Vitamina C Coco - os níveis elevados de gordura deste alimento devem-se à presença de importantíssimos ácidos gordos , nomeadamente o ácido Laurico com propriedades benéficas ao nosso organismo, para além de ser rico em flavonoides,  fibras e sais minerais. Valores Nutricionais Tabela Energética dos Brigadeiros Alimentos Quantidade Peso (g) Hidratos de Carbono (g) dos quais Açucare Simples (g) Fibra (g) Proteínas (g) Lípidos (g) dos quais Saturados (g) Total de Energia (kcal) Tâmaras 16 128,0 96,0 81,0 10,2 3,1 0,5 0,0 361,0 Aveia 4 colheres de Sopa 60,0 34,2 0,4 5,7 7,5 4,2 0,8 216,0 Amêndoas 12 12,0 2,4 0,6 1,4 2,6 6,1 0,5 69,4 Coco 3 colheres de sopa 45,0 3,9 1,1 0,2 0,1 0,0 0,0 11,3 Total  10 Brigadeiros 136,4 83,1 17,5 13,3 10,8 1,3 657,6 1 Brigadeiro 25 13,6 8,3 1,8 1,3 1,1 0,1 65,8 Receita Juntar as Tâmaras, a Aveia, as Amêndoas e o Sumo de Limão no processador e triturar até obter a consistência desejada para se. Fazer bolinhas com a mão. Num prato colocar o coco ralado e fazer círculos com as bolinhas envolvendo-as no coco até ficarem cobertas. Levar ao frigorífico.   Agora basta deixar numa caixinha no seu frigorífico e acompanhar com o café antes do treino, levar para uma festa ou simplesmente atacar quando sentir a vontade de doces. Experimentem e Partilhem!!