Março 2020

Hoje trago-te a compilação de 5 receitas saudáveis para fazeres na quarentena, entre elas tens bolos, muffins, brownies e até bolachas! São receitas em que utilizas ingredientes nutritivos e por isso é que são "saudáveis" mas atenção, tudo em exagero faz mal ;) E estas receitas não são excepção! No meu novo E-book de Pequenos-almoços e Snacks Saudáveis tens 35 receitas que também podes fazer agora que estás mais tempo em casa. 1. BOLO DE BANANA INGREDIENTES:⠀ • 1 banana madura • 2 ovos inteiros ⠀ • 1 chávena de bebida vegetal ⠀ • 150g de farinha de aveia ⠀ • 1 colher de chá de canela ⠀ • 1 colher de chá de fermento em pó ⠀ ⠀ PROCESSO:⠀ Começa por pré-aquecer o forno a 180º. Depois disso, bate os ovos com as claras, junta a bebida vegetal e mistura pouco a pouco a farinha, envolvendo. Depois, passa a banana num liquidificador ou utiliza um garfo e adiciona à mistura mais a canela e por fim o fermento. ⠀ Numa forma de bolo inglês coberta com papel vegetal, deita a massa e leva ao forno durante cerca de 40 minutos. ⠀ Se dividires este bolo para 10 refeições (pequeno-almoço ou lanches) terás, em cada porção cerca de 85 kcal , 12g de Hidratos de Carbono, 4g de Proteína, 2g de lípidos; 2. MUFFINS DE MAÇÃ E CANELA INGREDIENTES: • 50g de Farinha de Aveia • 50g de Farinha de Trigo Espelta • 1 Ovo • 150 ml de bebida vegetal ou leite • 1 c.sopa de mel • 1 Maçã • 1 c. chá de fermento • 1 c. chá de canela em pó PROCESSO: Começa por dividir a maçã ao meio. Metade da maçã descasca e coze em água a ferver. A outra metade corta aos cubos pequenos e reserva. Separa a gema das claras do ovo e bate as calaras em castelo. Num recipiente junta os ingredientes secos e mistura bem: a farinha de aveia, farinha de espelta, a canela e o fermento. Noutro recipiente ou num copo misturador, junta a bebida vegetal, a gema do ovo, o mel e a maçã cozida em polpa. Depois, junta a última mistura pouco a pouco aos ingredientes secos enquanto vais mexendo. Por fim, quando obtiveres uma mistura homogénea , juntas as claras que deves envolver cuidadosamente com a ajuda de uma espátula. Divide a massa em 8 formas de silicone e adiciona a maçã aos cubos por cima de cada muffin. Finalmente, leva ao forno (pré-aquecido) durante 35 minutos a 180ºC. Se dividires por 8 muffins, cada muffin tem apenas 73kcal, 12g de HC,

Nesta fase de quarentena que todos estamos a viver, têm me pedido muitas receitas de leguminosas. Por isso hoje deixo-vos esta Masala de grão-de-bico para fazerem estes dias aí por casa. É uma receita rápida, fácil, bem gulosa e nutritiva. Por isso , façam porque não se vão arrepender! INGREDIENTES: Masala- Azeite qb 1/2 cebola 400g de grão-de-bico cozido 50g de Espinafres Pitada de Sal 1 colher de chá de Pimentão doce 1/2 colher de chá Gengibre moído 1 colher de chá de piri piri moído 100 g de Polpa de Tomate (eu uso a da guloso) 100 ml de Leite de Coco (podem usar leite normal ou bebida vegetal) Naan Bread (para 1 dose) 4 colheres de sopa de farinha de aveia 4 colheres de sopa de água Sal e pimenta qb PREPARAÇÃO: Começa por picar a cebola e coloca a refogara numa frigideira com um fio de azeite. Quando a cebola começar a alourar adiciona o grão de bico já cozinhado e os espinafres. Vai adicionando os temperos e envolve bem. Depois adiciona a polpa de tomate e o leite de coco e envolve. Deixa cozinhar uns 10 minutos em lumé médio-baixo. Enquanto isso prepara o teu Naan bread, juntando a farinha de aveia com a água formando uma bola de amassando. Leva à frigideira cerca de 2 minutos de cada lado. Come a tua masala de grão com o naan bread.   Vê aqui o vídeo da receita:   Se gostaste desra receita, experimenta também estes Hambúrgueres de Lentilhas e Pesto.

Estes Muffins de Banana com Pepitas de Chocolate não são propriamente baixos em calorias, mas são feitos com ingredientes simples e nutritivos, sem adição de açúcar (com excepção do que está adicionado ao chocolate), são saborosos e aquecem a alma. Vamos à receita? INGREDIENTES: 🍌3 bananas 🍌2 ovos 🍌1 colher de sopa de manteiga de amendoim 🍌1 colher de sopa de canela 🍌140g de farinha de aveia 🍌1 cc de fermento 🍌60 ml de bebida de soja 🍌 80g de pepitas de cacau (40+40) PREPARAÇÃO : Começa por cortar a banana e coloca 2 min. no microondas para amolecer e ser mais facilmente esmagada. Depois disso, adiciona os ovos, a manteiga de amendoim e a canela ao preparado e envolve. Adiciona a farinha e a bebida vegetal e por fim metade das pepitas (reserva a outra metade). Coloca em formas de silicone, adiciona as restantes pepitas e leva ao forno pré-aquecido a 180° durante 25 minutos. Esta receita serve cerca de 10 muffins de banana. Cada um com cerca de 300 kcal , 12g de gordura , 15g de proteina e 30g de Hidratos de Carbono. Dica: Se tiveres num processo de perda de peso e quiseres que estes muffins de banana façam parte do teu dia a dia, podes usar apenas 1 banana, não colocar a manteiga de amendoim e reduzir ou retirar as pepitas de chocolate 🤗 Se gostaste desta receita experimenta também os Bombons de Chocolate e Manteiga de Amendoim!