Bacalhau à Zé do Pipo Saudável
Para hoje, Bacalhau à Zé do Pipo Saudável . Querem saber como faço? Espreitem já a receita!
Se um amigo estrangeiro vos viesse visitar a Portugal, qual era o prato/ingrediente que obrigatoriamente vocês o aconselhariam a experimentar? Exatamente, Bacalhau! Eu adoro bacalhau e é sempre um prato que faço em minha casa para os meus amigos de fora, e de cá, claro!
Desde criança me lembro da minha avó cozinhar o Bacalhau à Zé do Pipo sempre que os meus tios, que vivem no Brasil, nos vinham visitar. É uma receita que me lembra muito, por isso, a minha família completa reunida à volta da mesa.
Assim, quando comecei a cozinhar na minha casa, para amigos estrangeiros e não só, foi um prato que decidi reinventar e eis que surgiu: Bacalhau à Zé da Nutri!
Com uma versão mais saudável da maionese, recriei a típica receita de Bacalhau à Zé do Pipo usando os lombos de bacalhau da Pescanova.
Ingredientes:
2 lombos de Bacalhau Pescanova
800 gr Batata
300 ml Leite magro
2c. sopa Azeite
2 Cebolas
3 dentes de Alho
folha de Louro
10 Azeitonas Pretas Descaroçadas
Noz-Moscada
Sal e Pimenta
Maionese:
4 unidades de ovo (cozidos)
2 dentes de alho 1 unidade de cebola pequena picada
1/2 unidade de limão espremido sal a gosto
leite magro – até obter o ponto pretendido
Preparação Maionese: No liquidificador colocar todos os ingredientes à excepção do leite e, sem parar de bater, adicionar o leite, aos poucos, até dar o ponto pretendido.
–
Preparação:
Começar por cozer o bacalhau Pescanova e as batatas:
Usar 800g de batatas descascadas e cortadas numa panela com água, tempere com sal e deixe cozer entre 10 a 15 minutos.
Cozer os 2 lombos de bacalhau Pescanova num tacho com 300 ml de leite, durante 5 a 7 minutos.
Quando as batatas estiverem cozidas, esmagar até obter um puré. Adicionar aos poucos o leite que foi usado para cozer o bacalhau e temperar com noz-moscada, juntar 2 colheres de sopa de azeite, e envolver.
Reservar o puré.
De seguida, cortar as cebolas em fatias, e levar a uma frigideira com azeite. Acrescentar também 3 dentes de alho picados, sal, 1 folha de louro, pimenta, e o leite que sobrou da cozedura do bacalhau.
Enquanto a cebola coze, fazer a maionese.
Com a maionese pronta, ligar o forno a 200ºC e colocar tudo num tabuleiro: o bacalhau ao centro, a cebola e os alhos por cima, e o puré à volta. Cobrir tudo com a maionese, e dispor azeitonas pretas descaroçadas, antes de levar ao forno a gratinar, durante 15 minutos.
Se gostaste desta receita, experimenta também este Bacalhau à Brás sem batata!