Bolachas de gengibre e canela
Se pudéssemos escolher um mês em que a divisão da casa que reina é a cozinha, sem dúvida que Dezembro seria o mês eleito. Estas Bolachas de gengibre e canela vão deixar a tua cozinha a cheirar divinamente! Experimenta já!
Dezembro , Natal… Época que pede por receitas saborosas que aqueçam a boca e o coração.
Venho, por isto, hoje partilhar a minha receita adaptada das bolachas de gengibre e canela da Vânia Ribeiro (autora do blog Made by Choice).
Fiz e deliciei-me com estas bolachas que estão mesmo proporcionais a esta época Natalícia. E o melhor? São isentas de açúcar refinado, para além de apresentarem inúmeras propriedades derivadas da presença de canela e gengibre. Ambos são alimentos termogénicos , isto é , aceleram o seu metabolismo, anti-inflamatórios, anti-cancerígenos e anti-microbianos.
Deixo então a receita:
- 200g de Tâmaras sem caroço;
- 1 chávena de farinha de frutos secos;
- 1 chávena de farinha de aveia;
- 2 chávenas de farinha de trigo integral;
- 2 colheres de sopa de óleo de coco (derretido);
- 1 colher de chá de fermento;
- 2 colheres de sopa de canela;
- 1 colher de sopa de gengibre em pó;
- 1/2 chávena de bebida vegetal (ou leite).
Preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 170º enquanto tritura as tâmaras. Depois junte a canela e o gengibre e mexa mais um pouco. Finalmente junte, à massa homogénea que criou, as farinhas e o fermento e envolva até obter uma massa maleável e que descole facilmente das mãos. Caso esteja demasiado colada, junte um pouco mais de farinha. Caso esteja demasiado seca, junte água.
Depois coloque a massa em papel vegetal e com outro papel vegetal por cima, amasse com um rolo e estenda bem a massa até que esta fique fina.
Com formas ou com a faca faça as formas que deseja obter das bolachas e leve ao forno por 30 minutos a 170º. Quanto mais finas ficarem, mais crocantes serão as bolachas.
Quando retirar do forno, deixe repousar e só depois armazene num frasco.
Tire algumas fotografias e partilhe comigo 😉
Feliz Natal!
E já que estamos na altura do Natal, não te esqueças que é importante manteres uma alimentação saudável por isso lê as minhas 8 dicas para ti!