Barbara Nutrição

Courgette com Soja à Bolonhesa

Hoje venho partilhar a minha receita de Courgette com Soja à Bolonhesa, que serve para um almoço ou jantar bem leve e cheio de sabor. Nem sempre é fácil a ingestão mais reduzida dos hidratos de carbono e embora, nem sempre seja necessárias, por vezes é recomendada pelos profissionais da área da saúde em alguns casos que apresentem necessidade de perda de peso.

Desta forma, hoje venho partilhar uma receita, que para além de baixa em hidratos de carbono, é também vegan, isto é, que não tem qualquer produto de origem animal na sua confeção.

Através de um “espiralizador” (comprei o meu no Jumbo), um utensílio que transforma os alimentos em tiras e que fazem lembrar esparguete, podemos reproduzir o famoso prato “Esparguete à bolonhesa” com um alimento tão simples como a courgette. Para substituir a carne picada, utilizei soja fina.

Vejamos como:

Ingredientes-

  • 1 courgette grande
  • Soja fina (4 colheres de sopa)
  • Molho de tomate caseiro (Tomate, Alho, Ervas aromáticas, sal e pimenta a gosto)
  • Ervas Aromáticas
  • Queijo vegan de Amêndoa ralado (Encontre aqui.)

Procedimento-

Comece por demolhar a soja fina em água e deixe a repousar cerca de 10 minutos.

Enquanto isso, com a ajuda de um espiralizador , transforme a courgette em esparguete. Comece por descascar a courgette e depois coloque uma ponto dentro do espiralizador rode a courgette apenas num sentido.

Quando tiver a quantidade de “esparguete” que deseja, coloque uma frigideira antiaderente e grande ao lume com a courgette e deixe cozinhar.

Enquanto isso, escorra a água da soja fina e junte o molho de tomate noutra frigideira à parte, ou na mesma se preferir servir logo tudo junto.

Coloque as ervas aromáticas, o sal e pimenta que deseja e deixe cozer, enquanto vai mexendo durante cerca de 10 minutos a lume brando.

No final, antes de desligar o fogão coloque o queijo ralado por cima e deixa derreter.

Desligue, deixe arrefecer um pouco, e sirva.

Ainda coloquei 1/4 de bacate por cima para efeitar!

Bom Apetite!

Se gostase desta receita, experimenta também o meu Crepe de Espinafres!

Post a Comment