Barbara Nutrição

Matapa de Mandioca

Matapa de Mandioca é um prato muito tradicional aqui de Moçambique e delicioso. É feito, normalmente, com folhas de mandioca, amendoim e leite de coco.

Se já visitaste Moçambique, já deves ter ouvido falar de Matapa. Espero que também tenhas provado porque, sem dúvida, é dos meus pratos favoritos por cá.

A matapa é uma refeição riquíssima em nutrientes uma vez que as folhas de mandioca para além de serem uma excelente fonte de proteína e conterem imensa fibra, são uma “bomba” de vitaminas e minerais – entre os quais a Vitamina A e Ferro que carecem imenso na população Moçambicana .

O leite de coco e o amendoim dão o gosto mais adocicado , e muito saboroso,  ao prato e também o enriquecem por serem dois alimentos também muito ricos em vitaminas, minerais e gorduras – daquelas que nos fazem bem gente .

Acompanhei a minha deliciosa Matapa com um hambúrguer de grão e quinoa – que trouxe de Portugal, claro! – e saladinha da machamba (da horta).

Que tal?? Com vontade de vir a Moçambique experimentar Matapa? Ou são daqueles que não se conquistam com os verdes? 

Hoje não partilho a receita, mas prometo que quando regressar a Portugal irei dar o meu melhor para vos dar uma receita de matapa feita com alimentos portugueses.

Combinado?

Até lá, vão acompanhando a minha aventura pelo meu instagram!

Post a Comment